Qual a relação entre melatonina, queda de cabelo e sono? Vem comigo que eu vou te explicar.

A melatonina é um agente restaurador produzido por nosso próprio corpo que é o maestro da orquestra dos hormônios noturnos, que realizam a reparação tecidual de todas as funções do nosso corpo, inclusive da indução da restauração capilar. A melatonina é extremamente importante para a produção do bulbo, da papila dérmica, na produção de novos cabelos.

Melatonina é um hormônio produzido pelo nosso próprio corpo, a noite pela pineal, uma glândula que fica no nosso cérebro. Durante a noite ela tem um papel bem importante de regulação  do nosso sono e do nosso ciclo capilar. Não é só ela, mas é uma orquestra de hormônios que são conduzidas pelo maestro melatonina.

Biologicamente nós somos seres de ciclos de 12 horas, então nós começaríamos a produzir a melatonina as 19:00 hs ou 20:00 hs momento do pôr do sol, quando a luz do dia já não existiria mais, o que hoje já não acontece. Então várias coisas vem prejudicando a produção da nossa melatonina. Quem que deita hoje para dormir às 20:00 hs? Quase ninguém… então o primeiro pico da melatonina costuma ser perdido, a primeira grande chance da gente produzir uma boa quantidade de melatonina e ter a orquestração do sono acontecendo de maneira adequada a gente perde.

LUZ AZUL
As luzes dos smartphones, de ipads, de televisão, luzes fluorescentes têm a capacidade de provocar uma alteração no nosso cérebro. Nosso cérebro não consegue entender que é noite porque tem muita luz. Então, as pessoas que ficam até mais tarde assistindo televisão ou usando essas telas ficam expostas a essa luz azul que provoca a sinalização do nosso cérebro de que é dia e não noite.

Enquanto é dia a melatonina que deveria ser  produzida não vai ser, então esse é um fator muito importante. Tem várias coisas que podem alterar a nossa produção de melatonina: muito barulho, muito estresse, ligar a luz do banheiro quando vai fazer xixi a noite, deixar o led do ar-condicionado ligado, dormir com a televisão ou som ligado. Tudo isso vai prejudicar a produção de melatonina e até mesmo a idade (depois dos 40 diminuímos a produção) e consequentemente o sono, já que a melatonina é o hormônio regulador do sono.

MELATONINA COMO SUPLEMENTO
Tomar melatonina é bom para quem tem necessidade de usar e conseguimos aferir níveis de melatonina com uma medição salivar a noite em casa. Tem que avaliar o quanto a pessoa está produzindo, ou se já é uma pessoa com mais idade, ou que tenha falta de capacidade de produzir e avaliar caso a caso. Se é preciso diminuir o cortisol a noite da pessoa, se precisa mudar o estilo de vida, se precisa usar chá ou óleo essenciais. Não pode usar errado, pessoas que usam errado ou não tem resultado, ou tem resultado ruim. Inúmeros são os fatores que indicam que deveria ser reajustada a dose de melatonina como suplemento, mas seu uso exige muita cautela. 

CONHEÇA MAIS SOBRE O CMC

O médico-cirurgião, Dr. Gustavo Sartorato, é pioneiro no uso de inteligência artificial em transplantes capilares. A técnica aplicada É A FUE, que consiste em transferir os fios de uma área doadora saudável para uma área calva, junto com o método PIFMAX criado pelo próprio Dr. Gustavo e aplicado em todos os pacientes do CMC – Centro de Medicina Capilar e da clínica Breve Cabeludo que pratica preços mais acessíveis. O Dr. Gustavo é um dos poucos cirurgiões no Brasil certificado pela Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS), o médico é conhecido por seu compromisso com a excelência e pelas técnicas de ponta em transplantes capilares para obter resultados de aparência natural.

Quer fazer uma pré-avaliação gratuita
on-line por fotos?
Me chama por mensagem no meu Instagram clicando aqui neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orgulhosamente feito com WordPress | Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

WhatsApp chat